RAIO X: Cúpula tenta resolver caso Geddel na Bahia

Publicado em 04/10/2013 às 09:00h

O PMDB está fazendo de tudo para amaciar o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que é o maior obstáculo regional, em todo o país, a um apoio pleno do partido à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Nos bastidores, comenta-se uma operação em curso, capitaneada pelo ex-presidente Lula e com firme participação de Dilma e do vice-presidente Michel Temer, para pressionar o governador Jaques Wagner a aceitar até a participação de Geddel na chapa majoritária governista como candidato ao Senado.

Evidentemente que tal articulação afastaria da disputa o vice-governador Otto Alencar (PSD), que seria guindado ao ministério, desfazendo a composição dos sonhos de Wagner, que incluiria ainda o secretário Rui Costa (PT) para o governo e o deputado Marcelo Nilo (PDT) para vice-governador.

O outro grande partido da base, o PP, seria compensado com uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. Tal pretensão do governador, segundo fonte deste blog, é que teria gerado o "bombardeio" recente com o fim de desestabilizar Nilo.

Os cálculos parecem muito bem engendrados, mas um fator se apresenta como a grande dificuldade: o vice-governador Otto poderia não estar muito inclinado a trocar um mandato de oito anos no Senado a uma vaga precária no governo federal.

Neto encontra Agripino em evento do DEM

O prefeito de Salvador, ACM Neto, confirmou presença no encontro da Executiva Regional do DEM, que será realizada às 15 horas de hoje, no Auditório Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa, com a participação do presidente nacional da legenda, senador Agripino Maia.

O presidente regional, deputado Paulo Azi, anunciou a presença, também, do ex-governador Paulo Souto, do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, além de deputados, vereadores, secretários e prefeitos de diversos municípios, aproveitando pára destacar a força do partido:

"São 3,4 milhões de pessoas governadas por prefeitos do Democratas, bem à frente do PT, que governa 2,5 milhões de baianos", disse, lembrando ainda que o DEM está à frente das duas maiores cidades do Estado, que são Salvador e Feira.

No evento, formalizarão o ingresso na legenda os deputados Elmar Nascimento, líder da oposição, Sandro Régis e Targino Machado, que propiciarão ao DEM a condição de terceira maior bancada da Assembleia, com sete integrantes.

Tavares cobra ação de Wagner pelo Porto Sul

O deputado Pedro Tavares (PMDB) cobrou ao governador Jaques Wagner "prioridade" e pediu que "tome as rédeas" do processo de implantação do Porto Sul, reunindo as diversas partes envolvidas para saber "o que está faltando" para que a obra seja iniciada.

A cada momento, segundo o parlamentar, surge um entrave, seja por parte "do Ibama, Valec, Casa Civil, Derba e Ministérios Públicos Federal e Estadual", com grave prejuízo para o Sul do Estado, "que já sofre muito com o declínio do cacau e os conflitos agrários".

Depois de citar outros problemas, como a paralisação da barragem do Rio Colônia e a não-retomada das obras do teatro e centro de convenções de Itabuna, Tavares insistiu: "Peço um olhar diferenciado para que o Porto Sul saia do papel e a região volte a sonhar com desenvolvimento e empregos".

Processo está sendo acelerado, diz Rosemberg

O líder do PT, Rosemberg Pinto, reconhece a necessidade de "um olhar mais detalhado" para o Sul do Estado, mas discordou de Tavares quanto à afirmação de que o governo não prioriza a região, citando, por exemplo, reunião ocorrida terça-feira, em Brasília, entre o ministro da Justiça e agricultores.

Tratou-se, como afirmou, de uma preparação para um encontro amplo, a ser realizado em Ilhéus, com a participação, além das partes envolvidas no conflito, do governador, da Polícia Federal e do Ministério Público "para agilizar a solução de um conflito que parece não ter fim".

Rosemberg entende que as terras hoje ocupadas ou sob ameaça devem voltar à posse plena pelos agricultores, "até que se discuta a demarcação da terras indígenas", pois a gravidade da situação em alguns municípios, como Buerarema e São José da Vitória, "não permite que se descubra um santo para vestir o outro".

Quanto ao Porto Sul, o parlamentar lembrou que é o vice-presidente da comissão que trata do assunto na Assembleia e assegurou que está havendo entendimentos com o Ibama, a Bamin e o Derba "para agilizar o processo e, no que depender do governo estadual, iniciar as obras".

Deputado propõe salva-vidas em piscinas escolares

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade projeto do deputado Euclides Fernandes (PDT) que determina a permanência de salva-vidas em piscinas de escolas e creches da rede privada de ensino, clubes e academias que ofereçam aulas de natação

O projeto prosseguirá em análise por comissões que tenham relação direta com seus dispositivos para, em seguida, ser levado à votação no plenário. O parecer do deputado Aderbal Caldas (PP) assinala que tem sido crescente o número de casos de afogamento em piscinas escolares.

Dados do Ministério da Saúde dão conta de que em 2010 ocorreram 1.184 óbitos de crianças até 14 anos por afogamento - uma média de três óbitos por dia, o que faz do afogamento em praias e piscinas a segunda causa de morte e a sétima de hospitalização na faixa etária de 1 a 14 anos.

A força das palavras

Sugere-se a importante site de notícias desta capital não chamar o governador Eduardo Campos de "presidente nacional socialista", pois remete imediatamente ao nacional-socialismo de Hitler, com o que ele nada tem a ver. Mais apropriado seria "presidente nacional do PSB".

De boa

Com as mudanças partidárias facultadas pelo surgimento de novas legendas, quem se deu "de bem", como se diz no popular, foi o vereador Geraldo Jr., que deixou o PTN e vai assumir a presidência do diretório municipal do novo Solidariedade. A ascensão de Geraldo Jr. ao posto de controlador oficial da legenda em Salvador dá a ele, de primeira, duas funções importantes: a de articulador da relação da nova legenda com a Prefeitura de Salvador e a de responsável pelas definições que a nova agremiação assumirá em 2016, ano da sucessão do prefeito ACM Neto (DEM). A entrega da seção municipal do partido ao vereador fez parte do acordo que viabilizou seu ingresso na legenda, controlada, na Bahia, pelo deputado federal Marcos Medrado.

Na disputa 

Depois de ser cortejada por várias legendas, a ex-desembargadora Luislinda Valois decidiu se filiar ontem ao PSDB, deixando em estado de graça o pré-candidato do partido ao governo, João Gualberto, que trabalhou duramente nos últimos dias pela filiação de quadros importantes para a legenda. Segundo apoiadores da magistrada, é no Congresso Nacional que ela deseja continuar sua luta contra as desigualdades sociais, que norteia a sua 
trajetória e afina-se com os ideais do partido. 

Aniversário

A Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia realizou ontem uma missa em homenagem ao vereador Edvaldo Brito (PTB), membro da agremiação, pela passagem do seu 76º aniversário. A cerimônia foi realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Comércio.

Cartão vermelho

Cartão vermelho para a administração da Arena Fonte Nova pela exibição no telão do escudo do Esporte Clube Vitória alterado no jogo contra o Goiás. Felizmente, o diretor de marketing do estádio, Alexandre Libório, pediu desculpas e disse que foi um erro da empresa terceirizada Create, que já teve contrato rescindido com a Fonte Nova. Uma prova de que Libório é rápido no gatilho.

Voo solo?

Com a decisão de ACM Neto (DEM) de não concorrer ao governo praticamente sacramentada, seu partido definiu um plano para se fortalecer em vários municípios do Estado, inclusive, em Salvador, onde a ideia é ter candidato próprio ao governo. Ou seja, embora a conversa sobre a unidade com o PMDB e o PSDB exista, os democratas pensam em voo solo.

De fora

Conforme a Tribuna havia anunciado na ultima semana, o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, não vai se filiar a partido político para concorrer às eleições de 2014, como chegou a ser especulado. De Brasília, onde participou das comemorações pelos 25 anos da Constituição de 1988, organizada pelo Conselho Federal da OAB - onde seu avô, o ex-governador Luiz Viana Filho, foi homenageado como senador constituinte -, o presidente da seccional baiana divulgou o artigo "Compromisso com a Advocacia: Paixão, Coragem e Esperança", onde afirma ser "grato a todos que pensaram em meu nome, mas, como se pode ver, este é tempo de compromisso com a advocacia", pondo fim às especulações.

Pediatria

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para Prêmio Professor Nelson Barros, da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). Podem participar estudantes de Medicina e residentes em Pediatria da Bahia, cujos trabalhos de conclusão do curso (TCC) e de conclusão de Residência Médica em Pediatria tenham temas pediátricos. Os autores das monografias inéditas inscritas poderão ser premiados com até R$3 mil. O prêmio faz parte das comemorações pelos 25 anos da Sobape.

Procuradores

Na sequência da campanha de mobilização pró honorários 100%, procuradores do Estado estiveram em comitiva com o procurador Geral do Estado, Rui Cruz, para obter informações sobre o andamento do projeto que altera as regras dos honorários advocatícios da categoria. A minuta do projeto, que deverá ser convertida em Projeto de Lei e encaminhada à Casa Legislativa para aprovação, encontrava-se na Casa Civil desde maio deste ano, mas foi requisitada pela PGE para ajustes. O procurador Rui Cruz esclareceu que diante da difícil situação financeira do governo, iniciou tratativas com a Secretaria da Fazenda a fim de adaptar o projeto à nova realidade do Estado, o que inclui a perspectiva de o Fundo de Modernização da PGE assumir despesas de custeio do órgão.

Medida Certa

Com o intuito de estimular a prática de atividades físicas e esportivas e lutar contra o sedentarismo na terceira maior capital do país, a Câmara de Salvador aprovou essa semana o Dia Municipal da Medida Certa, que será comemorado todo dia 23 de setembro. O projeto é de autoria do líder do DEM, Léo Prates. Ontem, o presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara, acompanhado de Léo e do líder do governo, Joceval Rodrigues, levou a notícia ao presidente da Rede Bahia, ACM Júnior, que deu apoio à campanha. A emissora é afiliada à Rede Globo, que lançou a campanha Medida Certa, veiculada no Fantástico, aos domingos.

SAJ

O deputado estadual Alan Sanches (PSD) participou ontem de uma sessão especial na Câmara de Santo Antonio de Jesus. Na ocasião, foi debatido o atraso na transferência do repasse da prefeitura para a Santa Casa de Misericórdia (Hospital Luís Argolo), cujos funcionários estão há dois meses sem receber salário. Segundo o deputado, o recurso é oriundo do Ministério da Saúde e o que consta é que já teria sido repassado para o município. "Portanto, é inadmissível que o trabalhador e a população sejam punidos. A prefeitura precisa explicar o que houve e foi em busca dessa resposta que nos reunimos", destacou o deputado, afirmando que irá "cobrar uma explicação e resolução do problema".

Porto Sul

O ministro dos Transportes, César Borges, o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, e o presidente da Bahia Mineração (Bamin), José Francisco Viveiros, se reuniram ontem, em Brasília, para tratar de assuntos ligados à instalação do Porto Sul. O plano do governo é fazer com que a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), que formará um corredor de transporte para otimizar a operação do Porto Sul, interligue os centros produtores de minério e grãos do interior da Bahia.

Estaleiro

E por falar no secretário da Indústria Naval, Carlos Costa, ele se reuniu ainda com o governador Jaques Wagner e com o presidente do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), Fernando Barbosa, onde conversaram sobre o cronograma da obra do EEP que será entregue em 2014. De acordo com ele, o empreendimento vai transformar a região em um dos maiores parques navais do país.

Defesa da criança

A Comissão Especial da Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara de Salvador, presidida pelo vereador Hilton Coelho (PSOL), se reúne hoje, às 8h30, na Casa, para discutir "O lugar da criança e do adolescente no Plano Plurianual". "A comissão tem um papel fundamental para receber, avaliar e proceder investigações de denúncias relativas às ameaças ou violação aos direitos da criança e do adolescente", diz Hilton, frisando que o colegiado implantou uma rotina para que as reuniões sejam sempre abertas às entidades, instituições e pessoas ligadas ao segmento, como se fosse uma audiência pública. Assim, ele acredita que poderá melhorar tanto a fiscalização quanto o acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção dos direitos da criança e do adolescente.

No Imbuí

Dando continuidade às discussões de propostas que visam a melhoria dos serviços públicos prestados no Imbuí, envolvendo diversos órgãos da Prefeitura, o vereador Euvaldo Jorge (PP) convidou o superintendente da Transalvador, Fabrízzio Muller, para uma roda de conversa com moradores do bairro. No encontro, foram apresentadas reivindicações que poderão contribuir para melhorar a mobilidade no bairro, além da segurança de pedestres e motoristas. Entra elas estão a instalação de lombadas eletrônicas, fotossensores, reorganização de pontos de ônibus e finais de linha, além da fiscalização do estacionamento irregular de veículos.

Emendas

Pela primeira vez, um parlamentar baiano convoca os movimentos sociais para definir o destino de suas emendas parlamentares. O evento é promovido pelo deputado federal Amauri Teixeira (PT) e ocorre hoje, às 17h, no auditório da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, em Salvador. Ao todo, cada deputado tem direito de apresentar até R$ 15 milhões para o Orçamento Geral da União (OGU).

PR na TV

A importância da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) para a matriz econômica da Bahia, além da duplicação da BR-101 e obras em rodovias como as BRs 116, 135 e 235 são temas que serão abordados pelo deputado federal José Rocha, presidente do PR no estado, na propaganda partidária da legenda que vai ao ar a partir de hoje na TV.

Candidatíssimo

Apesar de o evento ser de filiação ao DEM, o presidente estadual do PMDB, ex-ministro Geddel Vieira Lima, desfilou como o candidato da oposição ao Palácio de Ondina em 2014, ontem, no ato realizado na Assembleia Legislativa da Bahia. Circulou à vontade entre os democratas, brincou com a imprensa e com os aliados. Ao saudar os novos filiados ao DEM, o peemedebista fez uma clara convocação à unidade ao repetir que tem essa "certeza inabalável" sobre 2014. Geddel destacou que o cenário ainda está indefinido sobre a aliança do PMDB com o governo Dilma. "Mas se a convenção fosse amanhã teríamos uma disputa muito dura para saber se manteria ou não a aliança nacional. Mas a convenção é em junho e esse processo está sendo negociado", afirmou.

Irã

Será formada na próxima terça-feira, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Brasil/Irã. Segundo o jornalista Valter Xéu, editor dos portais Pátria Latina e Irã News, a frente contará com a participação de vários deputados federais da Bahia. Para a segunda quinzena de novembro, uma viagem ao Irã esta sendo organizada e o grupo de convidados será formado por vários deputados da frente parlamentar, agentes de viagens e 22 jornalistas das principais publicações brasileiras, sendo que desse grupo, de comunicadores, seis serão da Bahia.

Ex-chanceler depõe na inquisição contra Sabóia

O ex-chanceler Antônio Patriota foi convocado para depor nesta sexta-feira (5) no "tribunal de inquisição", criado pelo governo federal nos moldes do regime militar, para "apurar a atitude" do diplomata humanitário Eduardo Sabóia, que ajudou o senador boliviano Roger Molina, asilado há 455 dias na embaixada brasileira em La Paz, a sair do país. Na época, Molina andava depressivo e ameaçava se matar.

Tortura Chinesa

Espera-se que Patriota assuma a ordem para segregar o senador em um cubículo sem janelas, na embaixada, e proibir visitas até da família.

Bullying Bolivariano

Patriota teria ordenado o confisco do celular e do laptop de Molina, mas os diplomatas exigiram isso por escrito, e a determinação foi ignorada.

Prazo dilatado

O corregedor do Itamaraty, Heraldo Póvoas de Arruda, prorrogou o prazo para que a comissão de sindicância contra Eduardo Sabóia.

Cesta básica

Pergunta sensata no Twitter: depois de criarem o Pros, não está na hora de criar o Partido Contras?

Battisti no berço esplêndido da impunidade

O Brasil, que "não abriga terroristas", segundo disse Dilma na ONU, garante ao italiano Cesare Battisti a mão longa da impunidade: após embargo de declaração negado no Superior Tribunal de Justiça, os advogados dele ainda poderão entrar com dois novos recursos no Supremo Tribunal Federal. O STJ manteve em junho a decisão de expulsá-lo do Brasil por falsificar passaporte para entrar no País.

Talvez em 2014

A previsão de envio do processo transitado em julgado ao Ministério da Justiça, para providências, é de, no mínimo, seis meses.

Devagar e sempre

O Ministério da Justiça terá 15 dias para decidir se expulsa o meliante do País por fraude, caso resolva cumprir o Estatuto do Estrangeiro.

Paraíso marginal

Acusado na Itália de assassinar quatro inocentes, Battisti vivia na França, de onde fugiu após anúncio de que seria extraditado.

Mais do mesmo

Órgãos como Funai, vinculada ao Ministério da Justiça, e várias ONGs, sobretudo estrangeiras, que perdem poder com a PEC da demarcação de terras, estão por trás da invasão de índios em Brasília.

Melhor assim

O falante ministro Aloizio Mercadante (Educação) manteve-se mudo ao lado de Dilma, em Natal, quando o Fórum Econômico Mundial divulgou relatório onde o Brasil aparece em penúltimo, no ranking educativo.

Diga que eu fico

O senador José Sarney (PMDB-AP) ficou surpreso com uma fofoca que se espalhou rapidamente no Congresso: sua "decisão" de trocar de domicílio eleitoral, do Amapá para o Maranhão. Negou com veemência.

Repeteco

O ex-governador José Roberto Arruda deixou para última hora sua filiação ao PR, de propriedade do mensaleiro Valdemar Costa Neto (SP). E prepara o lançamento de sua candidatura ao governo do DF.

Casta nefasta

Com a maioria dos bancos privados funcionando, os estatais Caixa e Banco do Brasil mantêm quase um mês de greve, prejudicando clientes e sem intervenção do governo. E agosto foi mês de férias...

Dá nada

Enquanto o PMDB ferve por notícias sobre cargo na Integração, tema da reunião do vice Michel Temer com Dilma, só escapou até agora a extensão do PAC Mobilidade à Baixada Santista, a pedido dele.

Primeira a saber

Mal foi informado de que a presidenta Dilma nomearia interinamente técnico na Integração, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) - cotado ao cargo - ligou para a mãe, deputada Nilda Gondim, para dar a notícia.

Alhos por bugalhos

Desafeto do governador Geraldo Alckmin, o deputado Wilson Dib (PSDB-SP) avisou à bancada que não se filiará ao Solidariedade, até porque o novo partido caminha lado a lado com o PSDB em São Paulo.

Bala de prata

Saiu tiro no Congresso americano, durante a emperrada discussão do Orçamento. No Brasil sai no máximo um mensalão básico.

 Por escrito / Tribuna da Bahia / Claudio Humberto / www.paiaiafm.com.br


" data-width="640" data-numposts="5" data-colorscheme="light">

PUBLICIDADE